Piloto Cearense é Campeão da Copa Brasil de BMX

20/09/2011 23:17

A Copa Brasil de Bicicross aconteceu nos dias 17 e 18 em Salvador-BA e teve a participação de 210 atletas de 12 estados. Os atletas cearenses conquistaram 5 podiuns, entre eles o de Campeão na Categoria Cruiser 35/39 anos com o piloto Lee Rodrigues (A delegação Cearense na competição tinha 10 pilotos)

O sábado seria o treino oficial, mas a chuva forte acompanhada de rajadas de vento impossbilitaram os treinos do dia. Todos os atletas ficaram apreensivos, pois a previsão do tempo para o domingo era de chuva, mas o domingo foi de sol e muito BMX na capital baiana. 4 pilotos cearenses estavam na categoria 30 Over Men (Gerardo Pereira, Humberto Holanda, Emerson Andrade e Pablo Woche), mas somente dois avançaram para as semi-finais, o Gerardo e o Humberto Holanda que enfretaram os feras do BMX nacional, mas infelizmente não conseguiram chegar as finais.

Na Categoria Cruiser 35/39 anos tivemos três representantes (Adean Henrique, Lee Rodrigues e Luiz Carlos), que apesar de terem caido na mesma bateria classificatória, todos avançaram para a grande Final. Na final adrenalina a mil e com uma largada muito forte o cearense Lee Rodrigues chegou a primeira cuva na liderança seguido por outro atleta cearense, Luiz Carlos (Negão) que segurou a segunda colcação até a terceira reta quando foi ultrapassado pelo goiano Roberto Samuel. Um pouco atrás vinham os Baianos Jarbas de carvalho e Luis Francisco e em sexto outro cearense Adean Henrique seguido pelo Brasiliense Wellington Fernandes na sétima colocação e Carlos Caiedo de Goiânia em oitavo.

Os outro representantes do Ceará eram Marcos Gonçalves e Milton Pereira da categoria Cruiser 40/44 anos que, ao contrário dos pilotos cearenses da categoria 35/39, cairam em baterias classificatórias diferentes, mas ambos chegaram a grande Final. Após queda do gate o piloto brasiliense, Jonas Cruz, saltou a frente seguido  de perto pelo mineiro Wilson Brandão, logo atrás roda a roda vinham os cearenses Milton Pereira em terceiro e Marcos Gonçalves em quarto, o quinto colocado era o Alagoano Moises Andrade puxando no seu vacuo o baiano Dernivan nascimento e o outro alagoano Fábio Brasileiro, o baiano José Gomes ficou com a oitava colocação.

A participação e os podiuns conquistados pelos atletas cearenses tiveram sabor de superação, pois os 5 (cinco) pilotos que subiram ao podium na Copa Brasil de BMX 2011 são impedidos de andar na única pista de Bicicross de Fortaleza. Eles fazem treinamento de condicionamento físico e andam juntamente com os bikers de street, ou seja, em situações bem diferentes de uma pista de Bicicross. Assim, a Vitória do Lee Rodrigues, a 3ª (terceira) colocação do Luiz Carlos e do Milton Pereira, a  4ª (quarta) colocação do Marcos Gonçalves e a 6ª (sexta) colocação do Adean Henrique foram resultados que surpreenderam a todos, pois sem  pista de bicicross para treinar a técnica de passagem de curvas e obstáculos ficam prejudicados. 

Parabéns aos destemidos atletas de bicicross do Cearense que fizeram bonito e representaram o Estado do Ceará a Copa Brasil de BMX, mesmo sem pista de BMX em Fortaleza. Vale ressaltar que de 10 atletas cearenses na competição 5 fizeram podium.